ALFABETIZAÇÃO
ALFABETO COMPOSER
ATIVIDADE - ALFABETO
CONSOANTES
CONSOANTES (DOMINÓ) B C D F G
CONSOANTES (DOMINÓ)
VOGAIS (DOMINÓ)
VOGAIS (DOMINÓ)
VOGAL A, VOGAL E VOGAL I VOGAL O
VOGAL U (COMPLETAR)
ENCONTROS SILÁBICOS
BA BE BI BO BU - DOMINÓ
BA BE BI BO BU - COMPLETAR
CA CE CI CO CU - DOMINÓ
CA CE CI CO CU - COMPLETAR
DA DE DI DO DU - DOMINÓ
FA FE FI FO FU - DOMINÓ
A FARRA DO F
GA GE GI GO GU
HA HE HI HO HU
HA HE HI HO HU (COMPLETAR)
JA JE JI JO JU (DOMINÓ)
JA JE JI JO JU (COMPLETAR)
LA LE LI LO LU (DOMINÓ)
MA ME MI MO MU
MA ME MI MO MU (COMPLETAR)
NA NE NI NO NU (DOMINÓ)
NA NE NI NO NU (COMPLETAR)
O NA, NE, NI, NO. NU
PA PE PI PO PU (DOMINÓ)
PA PE PI PO PU (COMPLETAR)
QUA QUE QUE (COMPLETAR)
RA RE RI RO RU (DOMINÓ)
SA SE SI SO SU (DOMINÓ)
SA SE SI SO SU (COMPLETAR)
TA TE TI TO TU (DOMINÓ)
TA TE TI TO TU (COMPLETAR)
VA VE VI VO VU (DOMINÓ)
VA VE VI VO VU (COMPLETAR)
XA XE XI XO XU (ARRASTAR)
ZA ZE ZI ZO ZU (COMPLETAR)
NÚMEROS DE UM A DEZ
SUMIRAM AS LETRAS
G E O J
O C G
TURMINHA DO C
COMPLETAR FRASES
O " H"
O SA, SE, SI, SO, SU (Formar Palavras)
O VA VE VI VO VU (COMPLETAR FRASES)
FRASES E FIGURAS
O SS E O ÇEDILHA - ESCREVER PALAVRAS
PALAVRAS COM "CH"
O X E O CH
MISTÉRIO
MISTÉRIO_1
S ou Z
RA ou RRA
DOIS "RR"
CONHECENDO ANIMAIS
COMPLETAR A FRASE DE ACORDO C/DESENHO
PALAVRAS LHA
DITADO DO LHA
LHA LHE LHI LHO LHU (COMPLETAR)
NHA NHE NHI NHO NHU(CRUZADINHA)
PALAVRAS COM "CH"
JOGO DAS FRASES (ORGANIZAR FRASES)BONEZINHO DO ÃO
O "GRAMPINHO" DA VOVÓ
O "CHAPEUZINHO" DO VOVÔ
Encontros consonantais
Palavras com "QU"
PALAVRAS CRUZADAS
CRUZADINHA Nº 01
CRUZADINHA Nº 02
CRUZADINHA Nº 03
CRUZADINHA Nº 04
CRUZADINHA Nº 05
CRUZADINHA Nº 06
CRUZADINHA COLETIVOSCRUZADINHA DOS ANIMAIS
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS
CRUZADINHA DO C
O M ou N (cruzadinha)
O M ou o N (cruzadinha e completar)
CRUZADINHA DO "S" MUDO
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS DOIS
CRUZADINHA DOS BRASILEIROS
CRUZADINHA DOS NÚMEROS (TERCEIRA SÉRIE)CRUZADINHAS MASCULINO
CRUZADINHAS PISTAS
CRUZADINHAS PLURAIS
CRUZADINHAS DOS ESPORTES
CRUZADINHA DOS FEMININOS
CRUZADINHA DOS J
CRUZADINHA DO LHA
CRUZADINHAS DO S QUE PARECE ZCRUZADAS E CAÇA-PALAVRAS DA INTERNET
CRUZADINHA DO PA, PE, PI, PO, PU E COMPLETAR
CRUZADINHA DO CEDILHA, FORMAR
CRUZADINHA DO S
CRUZADINHA DO TA, TE, TI, TO, TU
CRUZADINHA Nº 02
CRUZADINHA Nº 03
CRUZADINHA Nº 04
CRUZADINHA Nº 05
CRUZADINHA Nº 06
CRUZADINHA COLETIVOSCRUZADINHA DOS ANIMAIS
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS
CRUZADINHA DO C
O M ou N (cruzadinha)
O M ou o N (cruzadinha e completar)
CRUZADINHA DO "S" MUDO
CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS DOIS
CRUZADINHA DOS BRASILEIROS
CRUZADINHA DOS NÚMEROS (TERCEIRA SÉRIE)CRUZADINHAS MASCULINO
CRUZADINHAS PISTAS
CRUZADINHAS PLURAIS
CRUZADINHAS DOS ESPORTES
CRUZADINHA DOS FEMININOS
CRUZADINHA DOS J
CRUZADINHA DO LHA
CRUZADINHAS DO S QUE PARECE ZCRUZADAS E CAÇA-PALAVRAS DA INTERNET
CRUZADINHA DO PA, PE, PI, PO, PU E COMPLETAR
CRUZADINHA DO CEDILHA, FORMAR
CRUZADINHA DO S
CRUZADINHA DO TA, TE, TI, TO, TU
ARRASTAR
ARRASTAR FRUTOS
QUEM É? ASSOCIAÇÃO DEM PALAVRAS COM FIGURAS
ASSOCIAR AS FIGURAS ÀS PALAVRAS
ASSOCIAÇÃO FIGURAS E PALAVRAS
ASSOCIAÇÃO - (PERTENCER)ASSOCIAÇÃO - (PERTENCER)
DEZENAS 1, 2, 3, 4
RIMA 1, 2, 3, 4, 5
DIVERSOS
ALFABETO INGLÊS
AFRICANIDADES
AFRICANIDADES - ATIVIDADES ANIMAIS
CORPO
DENGUE
ESTAÇÕES DO ANO
ETNIASFEMININOSHALLOWEEN
ÍNDIOS
MEIO AMBIENTE
MEIOS DE TRANSPORTE
TRÂNSITO
PLANTAS _1
PLURAIS
PORTO ALEGRE
REVOLUÇÃO FARROUPILHA
TANGRAM 1
TANGRAM 2
ATIVIDADES
ATIVIDADES ASTRONOMIA
ATIVIDADES ANIMAIS
ATIVIDADES DIVERSAS
ATIVIDADES ELEIÇÕES
ATIVIDADES INGLÊS
ATIVIDADES MATEMÁTICA
ATIVIDADES PLANTAS
ATIVIDADES MEIO AMBIENTE ATIVIDADES CORPO HUMANO
ATIVIDADES FOLCLORE ATIVIDADES GEOGRAFIA - MAPAS ATIVIDADES PÁSCOAATIVIDADES FESTA JUNINAATIVIDADES HALLOWEEN
ATIVIDADES NATAL
ATIVIDADES SÉRIE INICIAL
ATIVIDADES JOGOS EDUCATIVOS
ATIVIDADES DATAS BRASILEIRASATIVIDADES ZONIX
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE NO BRASIL
ATIVIDADES ANIMAIS
ATIVIDADES DIVERSAS
ATIVIDADES ELEIÇÕES
ATIVIDADES INGLÊS
ATIVIDADES MATEMÁTICA
ATIVIDADES PLANTAS
ATIVIDADES MEIO AMBIENTE ATIVIDADES CORPO HUMANO
ATIVIDADES FOLCLORE ATIVIDADES GEOGRAFIA - MAPAS ATIVIDADES PÁSCOAATIVIDADES FESTA JUNINAATIVIDADES HALLOWEEN
ATIVIDADES NATAL
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ATIVIDADES JOGOS EDUCATIVOS
ATIVIDADES DATAS BRASILEIRASATIVIDADES ZONIX
PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE NO BRASIL
MATEMÁTICA
Material didáctico: Com cartolina, tesoura, régua e lápis, podes fazer o teu MAB (CDU)
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Jogos com Unidades, Dezenas e Centenas: Começa por (HTU ou TU). Tens inúmeras possibilidades.
A imagem à direita refere-se aos exercícios "Supporting calculation". A imagem «HTU» refere-se a «Show the amount»
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Identifica o valor posicional, com autocorreção: Preenche os espaços com o valor de cada ordem (CDU).
Só para números entre 100 e 999.
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Centenas, dezenas e unidades: JOGO de contagem, com autocorreção.
OBJETIVO: Fazer um número, com blocos. (CDU)
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Dezenas e unidades: Repara no número que te é apresentado e clica nas dezenas e nas unidades correspondentes. Este jogo faz-te compreender com facilidade o valor posicional dos algarismos (base 10). Clica F11 para jogar e sair. RETROCEDE!
Dezenas e unidades: Para obteres 15, clica no 10 e acrescenta 5.
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..
Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: seleccionas os números de cima (30 e 9) e, depois, pressionas na seta para ver o número composto. Podes registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma.
Clica F11 para jogar e sair.
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Clica para decompores: Deves escolher se preferes o MAB (placas, barras e cubinhos) ou o ÁBACO. Depois, clicas em cada ordem e vê o que acontece. Clica em baixo, para decompores ou compores os números obtidos.
| Clica para decompores: |
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Clica para decompores: Podes escolher números inteiros e decimais. |
Representa números com blocos: Deves escolher os blocos correspondentes ao número dado pelo jogo.
NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB.
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Representa números com blocos: Digita o número correspondente aos blocos apresentados. NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB.
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Contagem de 2000 até 2 000 000: Apresentação PPT. Projecte na sala de aula. Contém exercícios com números para compor e exercícios de cálculo mental.
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Compor e decompor n.os: Jogo com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha. Clica na imagem à direita.
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Com um ábaco manipulado por ti, podes pedir aos teus colegas para adivinharem que número representaste. Esconde/Mostra o número. Clica nos sinais + e -para representares os números.
Podes clicar também na imagem à esquerda. FAZ TU MESMO exercícios com ábacos (Word 2003)
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Jogo do ábaco:Neste jogo,muito agradável visualmente, podes escolher 2 modos de jogar: Free ou Computer questions. No exemplo da imagem à esquerda, o computador pediu-me para eu representar o maior número par com 4 esferas, no ábaco de CDU (centena ...).
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Contar 3 ÁBACOSos: Tens 2 exercícios, com unidades, dezenas, centenas e milhares. |
Centenas, dezenas e unidades:Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. F11 para jogar e sair.
Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior. Centenas, dezenas e unidades (idem)
Clica AQUI, para um folha de cálculo EXEL, com exercícios semelhantes. Sai sem gravar. Ativa "Macros"
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Centenas, dezenas e unidades (CDU):Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número. NOTA: A imagem refere-se ao jogo da próxima linha.
Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU):Quase igual ao anterior, mas sem composição. F11 para jogar e sair.
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COMPOSIÇÃO com Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU):Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número.
Podes ainda esconder os valores selecionados e descobrires que número foi composto.
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Centenas, dezenas e unidades:Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança arrasta para o jogo as placas, as barras e as unidades e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. Exercício MB se tiver um ecrã de grande formato.
Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior.
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Milhares, centenas, dezenas e unidades:Estuda este jogo aqui:Milhares, centenas, dezenas e unidades (doc)
Começa por 1 e vai até 10. Envia as 10 bolinhas para as dezenas.
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Vídeo explicativo do valor posicional dos algarismos, na base dez. Tem exemplos muito práticos, comparando números parecidos (205/250). Para visualizares os filmes, clica na imagem.
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Milhares, centenas, dezenas e unidades:Primeiro, deves ampliar o tamanho do jogo; para isso, deves manter pressionada a tecla Ctrl + rolador do rato. Podes fazer isto para muitas outras situações e programas, documentos... . Esta actividade serve mais para compreenderes do que para fazeres; no entanto, quando «vai 1», isto é, quando atinges dez unidades de qualquer ordem, és tu que agrupas ("regrouping")
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Neste jogo, deves observar a representação numérica "Cuisenaire" e clicar num dos 3 números que te são mostrados.
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Para começar, clique na grelha para obter diferentes modos. Este jogo é excelente para calcular mentalmente. Para somar, utilizar a parte de cima do jogo para uma parcela e a parte de baixo para outra. O mesmo para as outras operações.
Foi aqui que as crianças aprenderam a contar de 100 em 100; aprenderam a somar com transporte. NÃO FUNCIONA
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Identifica dezenas e unidades: Jogo simples mas eficaz. Clica em «START». Aparece uma barra e deves clicar no cartão «10».
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Valor dos algarismos do número 789: Clica em todas as possibilidades de resposta.
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Tem M CDU /
Clica F11 para ecrã maior
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Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: Você selecciona os números de cima (30 e 9) e, depois, pressione na seta para ver o número composto. Os alunos podem registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma. Se tiver dúvidas, contacte-me.
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Jogo semelhante ao anterior, com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha.
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